Receitas da Casa – Pão de Queijo Mineiro – Oferecimento: Tirolez

Pão de Queijo Mineiro

Tipicamente mineiro, o queijo meia-cura é bem apreciado em todo estado de Minas Gerais e vem conquistando novos paladares. O Queijo Minas Meia Cura Tirolez tem sabor marcante e levemente ácido, com casca esbranquiçada que se transforma em uma crosta fina e amarelada devido ao seu período de maturação. Seu interior é consistente, às vezes ligeiramente quebradiço, e pode conter alguns pequenos furinhos. O Queijo Minas Meia Cura é o principal ingrediente do pão de queijo, outra delícia mineira, e combina com diversas receitas. Experimente o Queijo Minas Meia Cura Tirolez com um cafezinho fresco passado na hora, com doces e tudo mais que você desejar!

Confira a receita especial do autêntico Pão de Queijo Mineiro!

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de leite (100 ml)
  • ½ xícara (chá) de óleo (100 ml)
  • 1 colher (sopa) de sal 
  • 500g de polvilho azedo
  • 3 ovos 
  • 250g de Queijo Minas Meia Cura Tirolez ralado grosso

Modo de Preparo

Aqueça o óleo com o leite e o sal até ferver. Apague o fogo e, aos poucos, acrescente ao polvilho, mexendo com uma colher de pau até obter uma massa macia. Deixe esfriar. Acrescente o queijo meia cura à massa ainda quente e junte 1 dos ovos, amassando com as mãos. Junte o restante dos ovos, um a um, e amasse até obter uma massa homogênea com consistência de enrolar. Modele 50 pequenas bolinhas e coloque em uma assadeira untada, deixando 2 cm de espaço entre elas. Leve ao forno preaquecido (200°C), e asse por cerca de 20 minutos ou até que os pãezinhos comecem a dourar.

Rendimento
50 pães de queijo

Tempo de Preparo
40 minutos

Dicas

O pão de queijo mineiro é mais azedinho e tem uma massa mais aerada. Para fazer um pão de queijo “paulista”, que é mais denso, troque todo o polvilho azedo por polvilho doce ou faça uma receita com metade de cada um.

Topo