Receitas da Casa – Especial de Páscoa


Por: Redação NT

Ovo de Páscoa com Pão de Mel e Doce de Leite

m antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, o uso do ovo como presente era algo bastante comum. Em geral, esse acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera.
Vários desses ovos eram pintados com algumas gravuras que tentavam representar uma planta ou elemento natural. Em outras situações, o enfeite desse ovo festivo era feito através do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural.

No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Com o desenvolvimento da culinária surgiu um presente mais acessível e delicioso: o ovo de chocolate. Foram os culinaristas franceses que tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História.

E, com um pouquinho de criatividade (e gula), chegamos a esta maravilha: o Ovo de Páscoa com Pão de Mel e Doce de Leite. Aproveite a Páscoa pra fazer essa delícia!

Ingredientes

  • 300g de chocolate meio amargo

Para o Pão de Mel:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de mel
  • 200 g de manteiga
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher rasa de fermento em pó
  • Doce de leite comprado pronto
Modo de Fazer

Bata o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos por 5 minutos. Adicione o leite e a farinha, batendo até ficar homogêneo. Acrescente o fermento. Despeje em uma fôrma untada com a farinha e leve ao forno médio por 50 minutos. Desenforme.

Montagem

1. Em uma fôrma própria para os ovos de Páscoa, passe uma camada de chocolate e leve para a geladeira até que ele endureça. Retire e passe uma camada de doce de leite.

2. Cubra todo o doce de leite com os pedaços do pão de mel. Em seguida, coloque outra camada de chocolate e leve à geladeira novamente. O ovo estará pronto quando desgrudar da fôrma.

Boa Páscoa!

Rendimento
1 unidade (de 500g)

Valor nutricional por porção
331 calorias (porção de 150g)

O chocolate por ser feito principalmente por cacau possui flavonoides que pode agir como potente antioxidante no organismo, além disso, é rico em alguns minerais (tais como manganês, potássio e magnésio) e algumas vitaminas (como as vitaminas do complexo B por exemplo).

Atenção no consumo, pois a receita é oferta um número generoso de calorias”. – Vanessa Sá.


Topo