Receitas da Casa – Espaguete Gratinado ao Forno


Por: Redação NT

Espaguete Gratinado ao Forno

le é um prato que já se tornou tradicional no Brasil e que está presente na mesa de todas as famílias e de muitos restaurantes. De simples preparo, agrada a quase todos os paladares nas suas mais variadas versões. Quem resiste a um belo prato de espaguete? Mas hoje a receita vai um pouco além da macarronada de domingo: imagine só, ao invés de salpicar o parmesão (que já é uma delícia), preparar um espaguete gratinado, e ainda acompanhado de tiras de filé mignon… Essa é a receita da casa de hoje, que compartilho com a colaboração da nutricionista Tatiana de Sá, para você preparar, impressionar e se deliciar!

Ingredientes

  • 10 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados;
  • 1/2 kg de filé mignon, cortado em tirinhas;
  • 1 dente de alho picado;
  • 50g de queijo parmesão ralado;
  • Sal a gosto;
  • 1 cebola média picada;
  • 3 xícaras (chá) de molho de tomate;
  • 1 cenoura média ralada;
  • 1 copo de requeijão;
  • 4 colheres (sopa) de óleo de canola, girassol ou milho.

Modo de Preparo

Em uma panela média, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente o filé mignon e deixe fritar até dourar a carne. Adicione os tomates, o molho de tomate, a cenoura, deixe cozinhar até obter textura macia e, então, acerte o sal e peneire o molho de tomate sem a carne e reserve. Em uma tigela pequena coloque o molho de tomate peneirado, o requeijão e mexa até obter um creme rose. Ferva 5 litros de água com sal em uma panela grande e cozinhe a massa.

Atenção: Mexa de vez em quando para não grudar

Deixe cozinhar até ficar “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a água do macarrão, acomode em um refratário grande. Espalhe parte do creme rose por cima da massa, adicione a carne refogada, coloque o restante do molho e polvilhe o queijo parmesão.

Leve ao forno médio (180ºC) por 10 minutos apenas para gratinar. Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento
6 porções

Calorias
139 kcal por porção

O tomate é um alimento rico em vitaminas como, por exemplo, vitamina C e E, e também carotenoides ( betacaroteno e licopeno), pigmento amarelo-alaranjado-vermelho. A vitamina C auxilia na absorção do ferro não heme, ou seja, presente nos alimentos de origem vegetal (vegetais verde escuro, leguminosas (exemplo: feijão)), diminui o nível de colesterol e fortalece o sistema imunológico. A vitamina E e os carotenoides são antioxidantes e contribuem para combater a formação e ação dos radicais livres no corpo humano, auxiliando na prevenção de doenças coronarianas e do câncer.” – Vanessa Sá.

Topo