Receitas da Casa – Delícia de Ricota

 



Delícia de Ricota

PorRedação NT

ricota (do italiano, ricotta) é um derivado de queijo de massa mole, fresco e baixo teor de gordura. Não é um queijo propriamente dito, uma vez que é preparado com o soro, e não o coalho. Sua produção, ao contrário da maioria dos queijos, não é feita a partir de leite, mas a partir do soro de queijo, o que lhe confere a característica especial de um alto teor de soro-proteínas (alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina), que são, em geral, mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais (cuja principal proteína na composição é a caseína).
Pela legislação brasileira é permitido adicionar parte de leite ao soro para aumentar o rendimento da fabricação.

Ingredientes da massa:

  • 200g de creme de ricota;
  • 1 embalagem de pó para gelatina sabor limão (10g);
  • 6 colheres (sopa) de açúcar (48g);
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado (15g);
  • 1 embalagem de creme de leite (200g);
  • ½ embalagem de gelatina em pó incolor e sem sabor (6g);
  • ¼ xícara (chá) de leite desnatado (50ml).

Modo de preparo:

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem. Coloque em taças individuais ou em um refratário e leve para gelar até adquirir consistência. Reserve. No liquidificador bata o creme de ricota, o açúcar, o leite em pó, o creme de leite, a gelatina em pó incolor e sem sabor e o leite e distribua sobre a gelatina. Leve para gelar por aproximadamente 1 hora.

Rendimento
10 porções de 100g.

Calorias
150 kcal/porção.

“A ricota é um tipo queijo obtido a partir do soro do leite e é um alimento com baixa caloria, apresenta percentual proteico elevado, contribuindo pelo aumento da massa muscular e cálcio, importante para fortalecimento ósseo.” – nutricionista Vanessa Sá.

Topo