Receitas da Casa – Bacalhau à Gomes de Sá

Bacalhau à Gomes de Sá

Que bom que você veio! Estava te esperando!

Criado por José Luís Gomes de Sá, comerciante e cozinheiro do Restaurante Lisbonense, no Porto, no final do século XIX, este prato teve sua receita original retirada de um manuscrito do próprio Gomes de Sá, enviado a um amigo com a observação: “João se alterar qualquer cousa já não fica capaz”. O segredo da sua descoberta foi a ideia de “marinar” o bacalhau em leite quente.

Ingredientes

  • 800g de bacalhau dessalgado
  • 1kg de batatas grandes
  • 3 ovos cozidos
  • 3 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 200ml de azeite
  • 1 ramo de salsa
  • sal a gosto
  • pimenta a gosto
  • azeitonas pretas

Modo de Preparo

Com antecedência escalde as postas de bacalhau durante 3 minutos, tire a pele e espinhas e separe em lascas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar por cerca de 1 hora. Ao mesmo tempo, cozinhe as batatas inteiras e com pele em água temperada com sal grosso, por mais ou menos 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozinhar demais. Assim que estiverem um pouco aquecidas, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos.

Corte as cebolas em meias luas, coloque-as numa frigideira larga e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Pré-aqueça o forno a 200º. Junte as batatas e o bacalhau misturando levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado à cebola (por isso a frigideira larga). Acrescente o sal e a pimenta. Coloque numa travessa e leve ao forno por 15 minutos até dourar. Retire do forno e decore com rodelas de ovos cozidos, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva quente e lembre-se: “…se alterar qualquer cousa já não fica capaz“!

Para Inovar

Quem quiser, pode dar um toque brasileiro à receita. Faça um creme com 1/2 litro de leite, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de margarina, uma pitada de sal e leve tudo ao fogo. Mexa bem até engrossar em ponto de mingau.
Retire do fogo e adicione 1 lata de creme de leite com soro e mexa até homogenizar, acrescente à travessa do bacalhau.

Para finalizar, bata 3 claras em neve com uma pitada de sal. Espalhe um pouco de margarina por cima do bacalhau e despeje as claras em neve. Distribua uniformemente e polvilhe um pouco de farinha de rosca, levando ao forno para gratinar por 20 minutos.

Rendimento
4 porções

Calorias por Porção
136 kcal

Curiosidade
Apesar do mesmo idioma, em Portugal algumas medidas de ingredientes são escritas de forma diferente da utilizada no Brasil. Aprenda como identificar:

dl: No Brasil é mais comum vermos a unidade ml para líquidos em pouca quantidade, já em Portugal é muito usado o dl, decilitro, que é o mesmo que 100ml, ou o cl, centilitro (10ml).

q.b.: Enquanto usamos o “a gosto” para medidas que vão de acordo com o paladar de quem prepara a receita, eles dizem “quanto baste”, representado por “q.b.” na frente dos ingredientes.

demolhado: é o mesmo que dessalgado (neste caso, o bacalhau).

A Receita Original

“Pega-se no bacalhau demolhado e deita-se numa caçarola. Depois cobre-se tudo com água a ferver e depois tapa-se com uma baeta grossa ou um pedaço de cobertor e deixa-se então assim sem ferver durante 20 minutos. A seguir, ao bacalhau que está na caçarola e que devem ser 2 quilos pesados em cru, tiram-se-lhe todas as espinhas e faz-se em lascas e põe-se num prato fundo cobrindo-se com leite quente, deixando-o em infusão durante uma hora e meia a duas horas.Depois em uma travessa de ir ao forno, deita-se três decilitros de azeite fino do mais fino (isto é essencial), quatro dentes de alho e oito cebolas alourar. Ter já dois quilos de batatas (cortadas à parte com casca) às quais se lhes tira a pele e se cortam às rodelas da grossura de um centímetro e bota-se as batatas mais as lascas do bacalhau que se retiram do leite. Põe-se então na mesma travessa no forno, deixando-se ferver tudo por dez a quinze minutos. Serve-se na mesma travessa com azeitonas grandes pretas, muito boas e mais um ramo de salsa muito picada e rodelas de ovo cozido. Deve-se servir bem quente, muito quente.”

Outros Valores Nutricionais

Por porção
Proteínas 6,7 g
Lipídios 6,3 g
Sódio 526 mg
Carboidratos 13 g
Fibras 1,4 g

Confira as receitas anteriores:

Filé de Pescada ao Alho e Óleo
Wrap de Peito de Peru com Tomate Seco
Origem do Tender e Receita de Tender ao Molho Picante
Batida Tropical – O Smoothie Brasil
Lagarto ao Molho Madeira
Especial Halloween
Refeições para o Dia dos Pais
Delícia cremosa de Banana
Refeições para o Dia dos Pais
Carpaccio de Lagarto
Bacalhau com Batatas ao Murro
Sopa de Feijão com Carne e Legumes
Fettuccine com Bacalhau ao Molho Branco e Manjericão
Couscous Marroquino
Sanduíche Nutritivo
Bolo Junino
Delícia de Ricota
Torta de Palmito
Salada de frutas com iogurte e castanhas
Lasanha de Presunto e Queijo
Pavê de Damasco com Castanhas
Espaguete Gratinado ao Forno
Risoto de Aspargos e Brie
Carolina ou Profiteróles?
Especial de Páscoa | Ovo de Páscoa com Pão de Mel e Doce de Leite
A Ofertas dessa semana trazem a receita…
Mousse de Limão
Tabule com Peito de Peru
Sucos para Recuperar-se dos Excessos do Carnaval
Salada de Capeletti Gourmand

Topo