Dicas de Nutrição – NUtrição para Mulheres

Nutrição para Mulheres

Esta dica de nutrição é dedicada às mulheres! Já dizia Elizabeth Somer:

“A mulher é muito especial! Sua natureza fisiológica, sua beleza natural, seus hormônios, suas alterações, fazem da mulher seres diferentes do homem”.

A fisiologia especial da mulher a torna mais vulnerável a deficiências nutricionais durante os diferentes estágios da vida… Por isso há um cuidado especial na alimentação em cada faixa etária.

  • Excelente período para adquirir hábitos para a vida inteira.
  • Muita energia para batalhar pela ascensão profissional e para se dividir aos cuidados com a família, trabalho, casa.

Atenção para:

*Obstipação: consumir frutas, verduras, legumes, grãos integrais ricos em fibras.
*TPM: diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, café, sal. Fazer refeições com carboidratos complexos: arroz, massa e pães integrais.
*Saúde dos ossos: consumir leite e derivados e também folhas verdes escuras.

  • Fase em que a mulher está mais estabilizada profissional e emocionalmente.
  • A tendência é engordar, aparecimento dos “pneus” na cintura e quadril.

Atenção para:

*Menopausa: consumir grão de soja, tofu, leite de soja.
*Osteoporose: consumir alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, aveia, brócolis, sementes oleaginosas) e vitamina D (óleo de peixes como: bacalhau e salmão), além de uma breve exposição ao Sol, pois o Sol é necessário para que a pele sintetize a vitamina D.
*Câncer: consumir vegetais alaranjados como cenoura e abóbora (ação protetora contra o câncer de mama), repolho e couve-flor (aumentam a defesa contra agentes cancerígenos).

  • Época em que há o controle da própria vida.

Atenção para:

*Artrite: consumir vegetais verdes e amarelos (ricos em vitamina C que ajudam a reduzir os danos às células) e ervilha e feijão (ricos em zinco, que melhora o funcionamento do sistema imunológico).
*Artrose: manter o peso estável evitando o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura.

Que tal se presentear neste dia com uma nova alimentação?

Beijos Nutridos.

Melina Aniquini
melinaaniquini@hotmail.com

CRN: 3-22969

Nutricionista graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Saúde da Mulher pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
Pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS), realizou o curso de Formação em Nutrição Aplicada à Estética.
Associada da (ABESO) Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.
Ministra palestras sobre temas variados em nutrição e realiza atendimentos nutricionais individuais.

Topo